EDITORIAL


 

A Revista Eletrônica de Enfermagem (REE) está devidamente catalogada no International Standard Serial Number (ISSN), na categoria de Periódicos Eletrônicos desde seu primeiro número disponibilizado on line. A partir do volume 2, temos trabalhado em busca da inclusão da Revista e de seus textos editados em bases de dados de literatura científica. No entanto, devido aos critérios adotados para indexação a serem respeitados, tivemos que manter a circulação da revista por um determinado período de tempo, adotando padrões específicos de editoração eletrônica.

Assim, estamos em fase de construção da excelência deste periódico, trabalhando para garantir a publicação de dois números anuais conforme o projeto inicial da REE. Nossa meta, no entanto, é a publicação de no mínimo quatro números anuais no sentido de atender ao volume de solicitações aprovadas pelo Conselho Editorial. Para que isso ocorra faz-se necessário que Enfermeiros e outros profissionais da área de saúde compartilhem desta nossa pretensão no sentido de unir esforços para que tenhamos uma Revista de Enfermagem forte e consolidada tanto em nível nacional quanto internacional.

Recentemente realizamos um levantamento em sites de busca da rede “www” (world web wide), onde identificamos que a Revista Eletrônica de Enfermagem consta em bases de literetura científica e bibliotecas virtuais na área de saúde. Como exemplo citamos a base LATINDEX – Sistema de Información em línea para Revistas Cientificas de America Latina, el Caribe, Espana y Portugal (http://www.latindex.unam.mx); as bibliotecas virtuais do Conselho Federal de Enfermagem (a qual está indexada à Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde – http://www.portalcofen.com.br/bvirtual/p_periodicos.htm), Biblioteca Alceu Amoroso Lima (http://www.unilinhares.br/biblioteca/Links/Enfermagem), Biblioteca da Universidade São Francisco (http://www.saofrancisco.edu.br/biblioteca/links); links a partir de home pages de diversas Universidades brasileiras (UNIFESP, UFSC, UFRGS, UFF, UNOPAR). Verificamos também ocorrências de links diretos para a REE a partir de sites de busca, páginas direcionadas à pesquisa escolar e citações de artigos publicados na REE citados em textos eletrônicos integrais. Para maiores detalhes, consulte o link abaixo (basta clicar com o cursor):
http://search.yahoo.com/bin/search?p=%22revista+eletr%F4nica+de+enfermagem%22
No final do ano de 2002, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Ministério da Educação) divulgou sua lista qualis de periódicos para a área de Enfermagem, na qual a REE recebeu conceito C-Nacional. Recebemos esta notícia com muita satisfação pois entendemos que este nosso empreendimento está sendo reconhecido e que conseqüentemente significa mais um avanço para a Enfermagem brasileira.

Completando esta nossa satisfação e alegria, disponibilizamos neste momento mais um número da REE, contendo textos inéditos escritos por Enfermeiros de diversas regiões do Brasil. Com isso reiteramos que a REE existe porque os Enfermeiros brasileiros, colombianos, chilenos, norte-americanos, canadenses, espanhóis, portugueses, entre outros, também acreditam nesta Revista, diante as manifestações recebidas por intermédio de cartas, e-mails e enviando seus trabalhos para análise e publicação. Portanto, o mérito de mais um número disponibilizado é compartilhado com todos os colaboradores e leitores da Revista Eletrônica de Enfermagem.

Prof. Dr. Marcelo Medeiros
Editor da REE