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Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Goiânia (GO - Brasil)

Revista Eletrônica de Enfermagem - ISSN 1518-1944

 

RESUMO DE TESE OU DISSERTAÇÃO

 

ESPERIDIÃO, Elizabeth. REPENSANDO A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES À LUZ DO REFERENCIAL ÉTICO – HUMANISTA. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 07, n. 03, p. 373 - 374, 2005. Disponível em http://www.fen.ufg.br/Revista/revista7_3/resumo_01.htm

 

REPENSANDO A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES À LUZ DO REFERENCIAL ÉTICO – HUMANISTA1

RETHINKING THE NURSE’S FORMATION: THE PROCESS OF CONSCIENTIZATION AND TEACHING PRACTICES ACCORDANT TO THE ETHICAL -HUMANIST REFERENTIAL.

REPENSANDO LA FORMACIÓN DEL ENFERMERO: EL PROCESO DE CONCIENTIZACIÓN Y PRÁCTICAS DOCENTE A LA LUZ DEL REFERENCIAL ÉTICO-HUMANISTA.

 

Elizabeth Esperidião2

 

RESUMO: Diante da reforma curricular, que está ocorrendo em todo o Brasil, na maioria dos cursos de graduação, assistimos o movimento das instituições de ensino superior em se posicionar buscando eixos e estratégias que direcionem a prática pedagógica ao atendimento das atuais demandas na capacitação de pessoas e do campo da assistência em saúde, a fim de transpor dificuldades na formação profissional, formulando projetos políticos-pedagógicos transformadores. Considerando que as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Enfermagem mantêm, na sua essência, princípios ético-humanistas, elaboramos este estudo, de natureza descritiva-exploratória, realizado junto ao corpo docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG), com o objetivo de desenvolver um processo de construção de tomada de consciência em relação ao referencial ético-humanista, partindo inicialmente da compreensão acerca dele, para posteriormente, identificar as práticas docentes necessárias à implementação do projeto político-pedagógico que estava sendo elaborado. Para tanto, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação, a qual prevê uma interação entre o pesquisador e os participantes do estudo, que conjuntamente e durante o transcorrer da pesquisa, vão refletindo sobre a problemática em questão, procurando encontrar ações possíveis de serem empreendidas na resolução das dificuldades encontradas ou estratégias a fim de que seja possível a transformação desejada. Os dados foram obtidos por meio de encontros grupais, observação participante, além do uso da sucata como recurso auxiliar da comunicação, que se complementaram trazendo elementos importantes para a análise. O resultado deste trabalho foi desenhado a partir da descrição do processo de conscientização do grupo durante o aprendizado de apreender e viver a ética humanista. Se, inicialmente, os docentes não tinham muita clareza sobre o significado do referencial em estudo e suas implicações para a prática pedagógica, no decorrer da pesquisa foi possível a elucidação de algumas concepções da abordagem humanista e, o mais importante a disponibilidade de grande parte dos docentes em discutir questões relacionadas ao ensino humanizado foi a tônica desse processo desenvolvido pelo grupo. Esse resultado sinaliza um particular momento de mudanças que a unidade acadêmica experimentou, na medida em que as discussões relativas à reforma curricular da FEN/UFG não estavam apenas enfocando os elementos estruturais do currículo, como carga horária e disposição de disciplinas. Ao contrário, vimos um movimento de conscientização coletiva compreendendo que as ações pedagógicas precisam se amparar nos conhecimentos de saber aprender, saber fazer, saber ser e saber conviver, onde os aspectos da interação humana são fundamentais. Ao final, trazemos algumas sugestões de encaminhamento visando extrapolar o discurso teórico do currículo, voltando-nos, especialmente, para a instrumentação dos professores com vistas a subsidiar suas ações no referencial ético-humanista.

 

PALAVRAS CHAVES: Docente de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Humanismo.

 

ABSTRACT: In the presence of curricular reform, which is occurring in all over Brazil, in the most of graduation courses, we watch the university education institutions movement trying to take a firm stand looking for axis and strategics which lead the pedagogic practice to attend the current contests in the process of people capacity and in health attendance area, in order to hurdle the professional formation difficulties, formulating transforming political – pedagogics projects. Considering that the curricular purposes to the Nursing Graduation course maintain, in its essence, ethical –humanist principles, we elaborate this study, of descriptive- exploratory nature, accomplished adjacent to the teaching body of the Nursing Faculty of Federal University of Goiás (FEN/UFG), with the aim of developing a construction the process of conscientization with the regard to the ethical- humanist referential, starting with the comprehension about it, to lately identify the necessary teaching practices to the implementation of political- pedagogic project that was being elaborated. For that, we utilized the methodology of action- research, that which foresee an interaction between he researcher and the study participants, which adjoined during the research’s elapse, go on reflecting about this problematic at issue, trying to find possible actions of being undertaken in the resolution of the found difficulties or strategic, in order to be possible transformation desired. The data were obtained by group meetings, participant observation, besides the use of scrap iron as an aid in the communications that complemented themselves bringing important elements to analysis. The result of this study was made from the description of the group’s the process of conscientization during the apprenticeship of learning to live the humanist ethics. If in the beginning, the professors didn’t have much clearness about the significate of the referential in the study and its implications to the pedagogic practice, in the elapse of the research the elucidation of some conceptions about the humanist approaching was possible and, the most important the availability of the greater part of professors in arguing issues related to the humanized teaching was the focus of this process developed by the group. This result signals a particular moment of changes that the academical unit tried, since the discussions related to the curricular reform of FEN/UFG were not only focalizing the structural elements of the curriculum, as working hours and subject disposal. In another way, we have seen a movement of collective the process of conscientization comprehending that the pedagogic actions need to support themselves in the “knowing- learning”, “knowing- doing”, “knowing- being”, “knowing to live together” knowledges, where the human interaction aspects are fundamental. At the end, we bring some suggestions of the direction aiming to go beyond/further the curriculum theoretician discourse, bringing us back, specially, to the instrumentation of the professor with the purpose to give subsidy to their action in the ethical- humanist references.

 

KEYWORDS: Nursing Faculty; Nursing Education; Humanism.

 

RESUMEN: Delante de la reforma curricular, que está ocurriendo en todo el Brasil, en la mayoría de los cursos de graduación, observamos el movimiento de las instituciones de enseñanza posicionarse buscando ejes y estrategias que direccionen la práctica pedagógica al atendimiento de las actuales demandas en la capacitación de personas y del campo de asistencia en salud, a fin de superar dificultades en la formación profesional, formulando proyectos políticos-pedagógicos transformadores. Considerando que las Directrices Cirriculares para el Curso de Graduación en Enfermería mantiene, en su esencia, principios ético-humanistas, elaboramos este estudio, de naturaleza descriptiva-exploradora, realizado juntamente con el cuerpo docente de la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal de Goiás (FEN/UFG), con el objetivo de desarrollar un proceso de construcción de toma de conciencia en relación al referencial ético-humanista, partiendo inicialmente  de la comprensión acerca de él, para posteriormente identificar las prácticas docentes necesarias a la implementación del proyecto político-pedagógico que estaba siendo elaborado. Para tal, utilizamos la metodología de la investigación-acción, la cual prevé una interacción entre el investigador y los participantes del estudio, que conjuntamente y durante el transcurrir de la investigación, van reflexionando sobre la problemética en cuestión, buscando encontrar acciones posibles de ser emprendidas en la solución de las dificultades encontradas o estrategias a fin de sea posible la transformación deseada. Los datos fueron obtenidos por medio de encuentros grupales, observación participante, además del uso de la chatarra como recurso auxiliar de la comunicación, que se complementaron trayendo elementos importantes para el análisis. El resultado de este trabajo fue diseñado a partir de la descripción del proceso de concientización de grupo durante el aprendizaje de aprender a vivir la ética humanista. Si, inicialmente los docentes no tenían mucha claridad sobre el significado del referencial en estudio y sus implicaciones para la práctica pedagógica, en el transcurso de la investigación fue posible la elucidación de algunas concepciones del abordaje humanista y, lo más importante la disponibilidad de gran parte de los docentes en discutir cuestiones relacionadas a la enseñanza humanizada, que fue la tónica de ese proceso desarrollado por el grupo. ese resultado señala en particular momentos de cambios que la unidad académica experimentó, en la medida en que las discusiones relativas a la reforma curricular de la FEN/UFG no estaban apenas enfocando los elementos estructurales del currículum, como carga horaria y disposición de disciplinas. Al contrario, vimos un movimiento de concientización colectivo copreendiendo que las acciones padagógicas necesitan ampararse en los conocimientos del saber aprender, saber hacer, saber ser y saber convivir, donde los aspectos de la interacción humana son fundamentales. Al final, traemos algunas sugestiones de dirección tratando extrapolar el discurso teórico del currículum, volcándonos especialmente, para la instrumentación de los profesores con miras a subsidiar sus acciones en el referencial ético-humanista.

 

TERMINOS CLAVES: Docente de Enfermería; Educación en Enfermería; Humanismo.

  

1Tese apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, junto ao Programa de Enfermagem Psiquiátrica. Defesa: dia 3 de junho de 2005, sob orientação da Profª. Drª. Denize Boutellet Munari.

2Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás. E-mail: betesper@fen.ufg.br

 

Texto original recebido em 24/09/2005

Publicação aprovada em 31/12/2005