Início Atual Expediente Instruções aos autores Sistema de submissão
 

Editorial

 

Évora YDM. A enfermagem na era da informática. Rev. Eletr. Enf. [Internet] 2007;9(1):14. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n1/v9n1a01_pt.htm

 

A enfermagem na era da informática

 

 

Yolanda Dora Martinez ÉvoraI

IProfessora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

 

 


O contexto histórico em que vivemos tem se caracterizado por transformações que nos levam da sociedade industrial ao que vem sendo chamado de “era da informática”.  A informática é hoje compreendida como o ramotecnológico que trata do processamento de informações – em particular, num computador. Essa palavra pode ser substituída, em qualquer contexto, por tecnologia de informação ou sistemas de informação.

As inovações tecnológicas exemplificadas pelos computadores, redes de comunicação e transferência de dados, CD-ROMS (Compact Disc – Read Only Memory), monitores sensível ao tato, leitores de código de barras, sistema de reconhecimento de voz, câmera para captura de imagens, dentre outras, têm ocasionado mudanças nos processos e na prestação de serviços. A modernização das organizações de saúde é um avanço desejável e irreversível.

Alguns fatores levam os computadores a tornarem-se fundamentais para os serviços hospitalares, tais como: o processamento de uma grande quantidade de informações em pequeno intervalo de tempo; rapidez na organização das informações; e margem de erro igual a zero. Por isso não é de se estranhar uma preocupação crescente com o desenvolvimento de sistemas de informação eficientes que permitam avanços na gestão dos serviços, aumento na produtividade e melhoria na qualidade dos cuidados prestados.

É importante que o enfermeiro compreenda como a tecnologia da informação pode modificar o seu trabalho diário, e como usufruir de seus benefícios para criar novas oportunidades e ocupar seu espaço frente aos processos de mudança. A informática em enfermagem é um novo paradigma que se apresenta ao enfermeiro em decorrência dos impactos produzidos pelos avanços da tecnologia computacional.

O papel do computador no dia-a-dia da enfermagem é ajudar o enfermeiro a organizar e administrar um montante de informações fornecendo em tempo real, todo e qualquer dado que necessita para o desenvolvimento de suas ações. A informação é, portanto, um componente crítico da tomada de decisão eficaz e da alta qualidade da prática de enfermagem.

Apesar de sistemas de informação estarem sendo desenvolvidos para melhorar a eficiência e a produtividade da equipe de enfermagem, a chave para o sucesso está na sua aceitação e na disponibilidade de iniciar um processo de mudança.

A conscientização dos profissionais de enfermagem frente a utilização da tecnologia de informação  redundará na reorientação do produto final, no sentido de beneficiar o paciente, reduzir os custos e racionalizar o trabalho. Esse tem sido o grande desafio da informática em enfermagem.

 
Licença Creative Commons A Revista Eletrônica de Enfermagem está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Faculdade de Enfermagem / Universidade Federal de Goiás - Rua 227, Qd. 68, Setor Leste Universitário - Goiânia, GO, Brasil.
CEP: 74605-080 - Telefone: +55 62 3209-6280 Ramal 218 - E-mail: revfen@gmail.com.