Weby shortcut
Logo FEN/UFG site

PET

Atualizado em 19/11/14 09:23.

Edital de seleção para bolsista do PET/ENF 2008

APRESENTAÇÃO

OBJETIVOS

ATIVIDADES

INTEGRANTES

GALERIA DE FOTOS

 

APRESENTAÇÃO

Originalmente denominado Programa Especial de Treinamento – PET, foi iniciado em 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Em dezembro de 1999, o PET foi transferido para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando sob a responsabilidade da Coordenação de Relações Acadêmicas da Graduação do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM, passando a denominar-se Programa de Educação Tutorial.

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre E$nsino, Pesquisa e Extensão e da Educação Tutorial.

Na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, o PET foi criado em 1995 pela Tutora, Professora Dra. Maria Alves Barbosa; a qual tutora o Programa até os dias atuais.

OBJETIVOS

ATIVIDADES

Atividades de Ensino

As atividades de ensino desenvolvidas pelo grupo PET ENF visão um aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no meio acadêmico e/ou a inserção de novos assuntos relevantes para a formação pessoal, cultural e profissional dos graduandos, tendo em vista a infinitude de temas existentes, que se mostram relevantes, e que por vezes não são abordados na Universidade, devido à carga horária limitada ou à especificidade destes

Cabe ressaltar que estas atividades promovem a aproximação de petianos, demais graduandos, docentes e pesquisadores da área da saúde, favorecendo assim a troca de conhecimentos e experiências diversas.

Esperamos que estas atividades colaborem para um aprimoramento da formação profissional dos acadêmicos e despertem nestes, interesse para uma busca incessante por conhecimento.

Data: 23 e 24/04/08

Local: Faculdade de Enfermagem/ UFG

O seminário sobre assistência humanizada ao binômio mãe-filho teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos acadêmicos e dos profissionais de saúde acerca dos cuidados necessários à mãe e ao bebê durante a gestação e após o nascimento.

Data: 23/08/08

Local: Faculdade de Enfermagem/ UFG

O Seminário de iniciação científica visou aprimorar o conhecimento dos acadêmicos e profissionais de saúde acerca da metodologia cientifica qualitativa para o desenvolvimento de trabalhos na área de saúde.

 

Atividades de Pesquisa

As pesquisas desenvolvidas pelos petianos, seja individual ou coletivamente, buscam melhorar a qualidade da assistência prestada pelos estudantes de enfermagem e por enfermeiros à comunidade, através do estudo detalhado de áreas específicas que atualmente vem deixando a desejar, despertando por isso o interesse pelo assunto. Para que a assistência possa ser melhorada há necessidade, dentre outras coisas, de se elevar a qualidade da formação acadêmica, daí a relação ensino-pesquisa-extensão: a pesquisa é realizada, obtém um resultado, este resultado é divulgado ao meio acadêmico e aos profissionais de saúde através de atividades de ensino e as mudanças cabíveis a cada situação começam a ser implantadas nas atividades de extensão e nas atividades da própria instituição.

Cabe ressaltar que as atividades de extensão também podem ser utilizadas como auxílio às coletas de dados necessárias ao desenvolvimento de algumas pesquisas.

Atividades de Extensão

As atividades de extensão têm por objetivo aproximar os acadêmicos e petianos, de realidades muitas vezes estudadas apenas na teoria, se tornando um diferencial para a formação dos alunos.

As atividades são planejadas de forma a contemplar as mais diversas áreas de atuação do enfermeiro e por vezes também podem estar relacionadas às pesquisas desenvolvidas pelos petianos.

É esperado que estas atividades contribuam para o aprimoramento de conhecimentos e para o desenvolvimento de um pensamento crítico à cerca da realidade observada.

Data: 19/06/08

Local: Faculdade de Enfermagem - UFG

O grupo PET realizou no mês de Junho, o PET – Pirô, uma Festa Junina aberta aos acadêmicos das faculdades de Nutrição e Enfermagem, que teve atrações como quadrilha, premiação para melhores caracterizações, campeonato de truco, pescaria, lança-argolas, dentre outros.

Data: Abril/ 2008 a Abril/ 2009

Local: CAIS do setor Leste Universitário

O projeto é realizado junto à população de hipertensos e agentes comunitários de saúde, através do acompanhamento de um grupo regular de caminhada, denominado ”Nunca é tarde para Começar“ e de encontros mensais nos quais são realizadas exposições dialogadas, gincanas educativas, dramatização e paródias referentes aos temas que abordados.

Data: 2008

Local: Posto de Assistência Maria Dolores - Aparecida de Goiânia

O Posto de Assistência foi fundado em 1989, por trabalhadores do Centro Espírita Escola Evangélica Jesus Cristo, com o objetivo de assistir a comunidade local em suas dificuldades financeiras e sociais. O posto funciona aos domingos, e é freqüentado por 30 mulheres e 60 crianças das diversas faixas etárias. As atividades hoje oferecidas são cursos de esclarecimento espiritual, oficinas manuais, assistência a gestantes com orientação e doação de enxovais, distribuição de sopa e cesta de verduras com doação conseguida junto ao Ceasa. O grupo PET participa destes encontros semanais onde realiza atividades de promoção da saúde, abordando os mais diversos temas, por meio de atividades planejadas para cada faixa etária.

Data: 04/07/08

Local: Anápolis - GO

O grupo PET/ENF/UFG realizou uma visita técnica à indústria farmacêutica Neo Química com o objetivo de conhecer as instalações, processos industriais e projetos sociais da mesma. A visita se mostrou relevante pois nos permitiu conhecer as etapas da produção das diferentes formas farmacêuticas, que constantemente são por nós administradas, bem como o processo de armazenagem e distribuição dos medicamentos.

Data: 15/08/08

Local: Brasília - DF

O grupo PET/ENF/UFG realizou uma visita ao Hospital Sara Kubitscheck com o objetivo de conhecer as atividades desenvolvidas pela equipe de enfermagem nessa unidade, bem como sua estrutura física e funcionamento. Na mesma data conhecemos a sede da Associação Brasileira de Enfermagem, sessão nacional.

O BIP é um informativo semestral publicado pelos grupos PET (Programa de Educação Tutorial) dos cursos Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Geografia, Matemática e Nutrição da UFG e tem por objetivo transmitir informações de interesse a toda a comunidade acadêmica. Tal informativo apresenta-se como uma atividade de integração entre os grupos PET da UFG.

O grupo PET participa ainda de atividades de caráter coletivo como congressos, feiras, mostras, encontros locais, regionais, nacionais, dentre outros, onde expõe pesquisas realizadas pelo grupo ou por parte dele. Neste ano, alguns dos eventos em que petianos estiveram ou estarão presentes são:

INTEGRANTES

ATUAIS

Tutora: Profª. Drª. Maria Alves Barbosa

Bolsistas:

Participação Especial: Profª. Drª. Ana Karina Marques Salge

 

Listar Todas Voltar