Coren-GO e Universidade Federal dão início a estágio em Enfermagem

Atualizada em 15/08/18 17:10.

O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) e a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) celebraram, em 3 de agosto, convênio de estágio curricular aos acadêmicos do curso de Enfermagem.

Trata-se de uma oportunidade ímpar de vivenciar a gestão de uma autarquia pública direcionada à regulação do exercício profissional.

O convênio, que é inovador no cenário brasileiro, irá propiciar o contato dos estagiários com os responsáveis técnicos de diferentes tipos de serviços, normativas da profissão; e diferentes panoramas assistenciais e gerais; além de conhecer de perto o funcionamento do Regional. O estágio tem duração prevista de oito semanas e irá receber dois estagiários por etapa.

Para a presidente do Coren-GO, Ivete Barreto a assinatura do convênio representa a característica acolhedora e descentralizadora da gestão. “Acreditamos que o Conselho tem condições de participar efetivamente da formação dos acadêmicos e despertar novas lideranças de Enfermagem, mostrando a eles os horizontes da profissão, que inclui a possibilidade de participar das Câmaras e Comissões, como colaboradores; da gestão, como conselheiros; e acompanhar o trabalho da fiscalização”, explica.

Na opinião da diretora da FEN/UFG, prof. dra. Claci Rosso, os acadêmicos que participarem do estágio supervisionado no Conselho terão a oportunidade de oferecer informações e subsídios atualizados. “Este convênio representa o entrelaçamento de experiências e conhecimentos entre duas autarquias públicas federais”, disse. Ela ainda acrescentou que em “mais um momento é possível perceber o apoio do Coren-GO à enfermagem goiana e a formação e qualificação dos profissionais”.

A professora tutora do estágio supervisionado no Conselho, Luana Ribeiro acredita que os estagiários terão oportunidade de conhecer o panorama da profissão de forma muito ampliada, pois terão contato com ambientes e instituições de saúde muitos complexos até locais com menor complexidade. Além da professora tutora, o estágio supervisionado terá o apoio de dois preceptores: a conselheira Marília Cordeiro e o enfermeiro-fiscal e chefe da Fiscalização, Marcos Vinicius.

Coren-GO e Universidade Federal dão início a estágio em Enfermagem

Fonte: Coren-GO