Professora apresenta experiência canadense em saúde pública

Atualizada em 18/10/18 11:48.

Margareth Zanchetta, da Ryerson University, esteve na Faculdade de Enfermagem da UFG para ministrar um minicurso

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) recebeu nesta semana a professora Magareth Zanchetta, pesquisadora da Ryerson University pela Daphne Cokcwell School of Nursing de Toronto, Canadá. Ela ministrou o minicurso Community Health Care: the Canadian Experience, tema que se insere no centro das pesquisas e prática docente da professora convidada, cujo currículo inclui mestrado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de Montreal (UdM).

Este evento faz parte da política de internacionalização da FEN/UFG aplicada ao Programa Pós-Graduação em Enfermagem e que se alinha às diretrizes de qualidade em ensino superior do Ministério da Educação e da Universidade Federal de Goiás. Por este motivo, a diretora da Faculdade de Enfermagem, professora Claci Weirich Rosso, esteve presente para fazer a abertura do evento e prestigiar a visita tão importante ao ensino e à pesquisa científica na unidade.

Evento FEN

No minicurso, professora Margareth Zanchetta falou sobre o modelo canadense de promoção da saúde

Durante o evento, a professora convidada pôde compartilhar a experiência com o ensino e a pesquisa de saúde coletiva em Toronto, assim como detalhar a realidade canadense para os alunos brasileiros. O evento contou com mais de 70 participantes, incluindo alunos de graduação e pós-graduação das mais diversas áreas da UFG. Durante os dois dias de evento, também foram detalhadas as principais exigências e características dos processos seletivos canadenses e qual a melhor estrutura de formatação dos projetos para que eles se tornem competitivos no cenário internacional.

O tema de financiamento às políticas para saúde coletiva no Canadá foi ocasião para extensa discussão e interação do público com a palestrante, e foi a partir disso que puderam ser aprofundados os modelos ideais para promoção da saúde e quais os caminhos para superação dos desafios na saúde do Brasil e do Canadá. Várias foram as semelhanças e diferenças encontradas entre as duas realidades e todas elas puderam ser debatidas e analisada sob a ótica do ensino, pesquisa e extensão.

Evento FEN

Direção da FEN espera que o evento fortaleça as parcerias e as aproximações entre a UFG e a Ryerson University

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias