I Semana de Enfermagem: Integração FEN/HC/EBSERH

Atualizada em 22/05/19 13:35.

O evento organizado pela Faculdade de Enfermagem da UFG em apoio do Hospital das Clínicas (HC) e EBSERH, aconteceu no dia 17 de maio, no Teatro Asklepios da Faculdade de Medicina da UFG.

Texto: Matheus Dornelas e Machado

A I Semana de Enfermagem teve como evento nesta última sexta-feira, dia 17, a Integração FEN/HC/EBSERH que tem como objetivo apresentar e discutir a importância da integração entre as três instituições. Focando na melhor qualidade, tanto do ensino do curso de Enfermagem em sua atuação prática no Hospital das Clínicas (HC), quanto dos serviços gratuitos prestados de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, gerenciados pelo EBSERH.

Como sabemos, a Faculdade de Enfermagem, assim como as demais unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás, é referência na qualidade de ensino e na produção de conhecimento para a sociedade, porém sua atuação especificamente na área da saúde, juntamente com o HC e o EBSERH, faz parte da base fundamental para a manutenção do bem estar da nossa comunidade.

Estavam presentes no evento: Profa. Dra. Claci Fátima Weirich Rosso (Diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG), Dra. Ivete Barreto (Presidente do Coren - GO), Prof. Dr. José Garcia Neto (Superintendente do HC/UFG/EBSERH) ,Enfª Dra. Claudia de Paula Guimarães (Diretora de Enfermagem do HC/UFG/EBSERH) e representantes do Centro Acadêmico.

Na foto: Mesa de Abertura

O evento teve como momento principal a palestra do Prof. Dr. Marcos Montagnini, pesquisador da Divisão de Geriatria e Medicina Paliativa e do Departamento de Medicina Interna da Universidade de Michigan. Sua palestra teve como tema abordado “Cuidados Paliativos e a Equipe Interdisciplinar”, tema de grande relevância na estrutura de saúde mundial. Objetivando discutir a importância dos Cuidados Paliativos (cuidados assistenciais oferecidos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura ou que ameace a vida, visando melhor qualidade de vida através da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença), o Prof. Dr. Marcos Montagnini expôs a importância do treinamento e conscientização das equipes interdisciplinares, que atuam nos hospitais, para que a profissão de Enfermagem seja cada vez mais “humanizada” a partir dos cuidados Paliativos.

I Semana de Enfermagem: Integração FEN/HC/EBSERH
Na foto: Prof. Dr. Marcos Montagnini durante sua apresentação.

Fonte: Direção

Categorias: notícias