CLM -Goiânia

Confira como foi a Conferência Livre Municipal - Goiânia!

Atualizada em 06/06/19 16:11.

O evento realizado pela Liga LUTE e Faculdade de Enfermagem da UFG, em apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Estado de Goiás, aconteceu no dia 06 de junho, no Auditório do Centro de Aulas D, da Universidade Federal de Goiás.

Texto: Matheus Dornelas e Machado

Como uma iniciativa da Rede Brasileira de Cooperação em Emergência (RBCE), todos os anos acontecem as Conferências Livres em diferentes municípios do Brasil para tratar de assuntos fundamentais na atenção às emergências. A Conferência Livre Municipal - Goiânia foi realizada através dos esforços da Liga de Urgência, Trauma e Emergência (LUTE) e da Faculdade de Enfermagem da UFG, em apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Estado de Goiás.

A Conferência teve como assunto principal o tema: "Eliminando a Superlotação dos Serviços de Urgência e a Crise de Acesso Hospitalar como violação massiva e sistemática dos Direitos Humanos", tendo como palestrante o Dr. Armando de Negri Filho, Coordenador Geral da RBCE. Durante a Conferência, foram abordados diversos pontos fundamentais para a compreensão da situação atual dos sistemas de saúde nas partes de urgência e emergência, assim como pontos fundamentais sobre a crise de acesso hospitalar. No final de cada apresentação, foram apresentadas propostas e recomendações para que a comunidade responsável pela saúde no nosso município possa por em prática na tentativa de descongestionar as urgências e facilitar o acesso hospitalar em Goiânia.

Na foto: Palestrante, Dr. Armando de Negri Filho

Durante o evento, também estiveram presentes compondo a mesa: A Coordenadora Geral da Liga de Urgência, Trauma e Emergência, além de Coordenadora do Evento, Profa. Dra. Jacqueline Leão; A Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Profa. Dra. Claci Fátima Weirich Rosso; A Secretária de Saúde do Estado de Goiás, Dra. Fátima Mrué; O Superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Sílvio Queiroz; A Diretora da EMSP, Dra. Camila Lucas.

CLM -Goiânia
Na foto: Dr. Armando de Negri Filho; Dra. Fátima Mrué; Profa. Dra. Jacqueline Leão; Profa. Dra. Claci Fátima Weirich Rosso; Dra. Camila Lucas; Dr. Sílvio Queiroz.

Além da grande importância do evento na atenção à urgência e emergência para a comunidade responsável pela saúde no município de Goiânia, o evento foi também a "inauguração" das ações de extensão da Liga de Urgência, Trauma e Emergência (LUTE) da Faculdade de Enfermagem da UFG.

Na foto: Equipe da Liga LUTE

Fonte: Escritório de Gestão de Projetos