DOA

Finalizadas atividades da Liga Doa Goiás em 2019.

Atualizada em 17/12/19 11:03.

A liga realizou diversas atividades e ocupou diferentes espaços, onde representou a FEN!

A DOA GOIÁS é a primeira Liga Acadêmica da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Federal de Goiás, que promove eventos diversos sobre a temática de Doação e Captação de Órgãos para Transplante. O intuito dela é a conscientização e disseminação de informações para a população sobre essa causa nobre que é a doação de órgãos. No ano de 2019, a liga realizou diversas ações, entre elas se incluem a II Jornada Acadêmica de Doação e Captação de Órgãos e II Curso Introdutório da Liga Doa Goiás, Espaço das Profissões Itinerante UFG, Participa UFG, ações no Restaurante Cidadão, na Clínica de Terapia Renal Substitutiva, palestras em diversos colégios, roda de conversa e participação no 16° CONPEEX.

No ano de 2019 estima-se que a Liga DOA GOIÁS tenha atingido aproximadamente 1500 pessoas, de todas as faixas etárias, levando a população a possibilidade de tirar dúvidas e quebrar tabus a respeito da doação de órgãos. Com base nisso, os resultados obtidos a partir dos projetos de extensão desenvolvidos pela Liga DOA GOIÁS, mostram que grande parte dos alcançados pelos projetos desenvolvidos pela liga demonstraram ser favoráveis à doação uma quantidade expressiva de indivíduos não sabiam, exatamente, como se tornar um doador de órgãos e tecidos para transplante, o que demonstra, de forma clara, a carência de informações por parte da sociedade.

DOA2

Sem dúvida alguma o corpo discente é o que mais ganha com a criação da liga; nela aprendemos a administrar; coordenar; ensinar; planejar; pesquisar; dialogar, entre outras habilidades. Além disso nossa carga teórica é riquíssima: temos aulões com docentes, discussão de artigos em grupo, pesquisa. Contudo, acreditamos que a Liga Doa Goiás esteja ajudando a modificar o olhar da sociedade e dos profissionais da área da saúde quanto a um assunto tão delicado e repleto de estigmas como a doação de órgãos. Tendo em vista o tempo de criação da Liga Acadêmica Doa Goiás, nós, acadêmicos, acreditamos que esse projeto já impactou muitas pessoas, transformou muitas mentes e ajudou a salvar algumas vidas. Sendo assim reforçamos a importância desse projeto nas vidas de centenas de pessoas e seu impacto na comunidade científica.

Fonte: Escritório de Gestão de Projetos

Categorias: notícias