III SECREM

Seminário marca conclusão de turmas dos Programas de Residência Multiprofissional do HC

Atualizada em 28/01/21 13:14.

A Direção da Faculdade de Enfermagem parabeniza a todos profissionais residentes!

Teve início na noite dessa quarta-feira (27/1), o III Seminário Científico dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh, pelo canal UFG Oficial no Youtube. Participaram da abertura do evento o reitor da UFG, Edward Madureira, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Laerte Guimarães, o presidente da Comissão de Residências Multiprofissionais em Saúde e em Área da Saúde da UFG, Sebastião Benício da Costa Neto, o Gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Washington Luiz Ferreira Rios e a diretora da Faculdade de Enfermagem (FEN), Claci Rosso, mediados pela coordenadora da Residência, Heliny Carneiro. 

O evento marca a conclusão de curso dos residentes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, e a diretora da FEN, Claci Rosso, lembrou dos desafios das turmas que enfrentaram o contexto da pandemia de Covid-19. “ A gente fica muito feliz em conseguir chegar, mesmo num momento de pandemia e grandes desafios, na finalização de mais uma turma de residência multiprofissional no HC. São conquistas que nos deixam muito felizes. Muitos realizaram atividades diferenciadas nesse momento, entraram no Programa Brasil Conta Comigo, é um diferencial desse grupo de profissionais que hoje recebe o título da residência.  

O professor Sebastião Benício da Costa Neto também ressaltou o momento atípico: “Tivemos que ser bastante criativos e vencer muitos medos e desafios. Mesmo assim, a despeito do medo, da falta de informações, de posturas políticas divergentes, conseguimos manter em funcionamento os programas de residência da UFG enquanto alguns programas do País tiveram que suspender suas atividades”. 

O professor Washington Luiz Ferreira Rios enfatizou que o HC-UFG tem uma das maiores produções científicas atualmente na rede Ebserh: “Dessa produção científica, parte é contemplada pela residência multiprofissional. Obrigada por compartilharem e desenvolverem essa produção científica importante”. 

O pró-reitor de pós-graduação da UFG, Laerte Guimarães, afirmou: “Quando falamos em residência estamos falando da formação em serviço, mas que se dá no âmbito de uma universidade pública e em um hospital escola. Então é uma formação de serviço, centrada na produção de conhecimento. Os profissionais saem com um nível de experiência extremamente significativo e vão fazer a diferença para a sociedade”.

O reitor da UFG, Edward Madureira, finalizou pontuando o compromisso social da Universidade. “A UFG está aqui para servir as pessoas. Fico feliz de estar a frente da universidade nesse momento em que ela não se nega absolutamente nenhuma demanda de quem quer que seja. A Universidade deu a prova de maior grandeza, trabalhando com todos os segmentos da sociedade, inclusive com aqueles que nos atacam, que nos desvalorizam. A Universidade não parou nenhum minuto nessa pandemia e conseguiu cumprir com muita qualidade, criatividade e inovação”. 

Após a mesa de abertura, o professor do Instituto de Informática da UFG Arlindo Galvão proferiu a palestra “A Inteligência Artificial e o cuidado multiprofissional em Saúde”. Clique aqui para assistir o evento na íntegra.

 

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: notícias Notícias em destaque