Card - Mensagem para o Dia Internacional da Mulher

Mensagem da Direção para o Dia Internacional da Mulher

Atualizada em 08/03/22 10:45.

Faculdade de Enfermagem parabeniza todas as mulheres neste oito de março

Na década de 1850, uma mulher, entre os leitos que recebiam soldados feridos pela Guerra da Crimeia, iluminava o caminho com sua lâmpada. Florence Nightingale, precursora da Enfermagem Moderna, inspirava o cuidado e o conhecimento em um contexto de total desolação. Cenário este que reconhecemos na década de 2020 em meio à pandemia de Covid-19 e em meio a guerras acontecendo em diversas partes do globo.

Nesse atual contexto, enquanto diversos profissionais puderam se resguardar em suas residências, a Enfermagem não se furtou de sua missão e saiu às ruas para atuar no combate às enfermidades e cuidar das pessoas. Uma profissão tão cara à sociedade que carrega o legado de cuidado por meio do conhecimento científico e traz em si o ônus deste cuidado que significa também renúncia, principalmente quando falamos da condição feminina e da condição de ser mulher.

Quando a Organização das Nações Unidas, em dezembro de 1977, adotou o Dia Internacional da Mulher para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres não salientaram tão bem os desafios que ainda hão de ser superados como, por exemplo, os diversos casos de violência doméstica, desigualdades salariais e de tratamento.

Que este mês que celebra as mulheres intensifique o merecido reconhecimento, porque elas, porque nós, transformamos o mundo. As mulheres estão na ciência, nos estudos, no mercado de trabalho, no cuidado à família, nas contribuições variadas à sociedade. Estão em todos os espaços, e pertencem a todos eles. Não de forma estática, mas de forma movente, impulsionadora, inspiradora e propulsora de mudanças.

A Faculdade de Enfermagem, majoritariamente feminina, com 52 docentes, 12 técnica-administrativas, 201 estudantes de graduação, 90 estudantes de Mestrado e Doutorado, 25 estudantes  do curso de Especialização em Assistência Integral de Enfermagem a Pessoas com Feridas e diversas egressas da FEN que ocupam cargos de destaque nas instâncias de saúde reforçam o quanto as mulheres conseguiram conquistar nos últimos anos com tanto esforço, dedicação e astúcia. É menos sobre a delicadeza, como nos é socialmente orientado, e mais sobre a força inigualável de um poder feminino.

Neste mês de comemoração, a Faculdade de Enfermagem da UFG saúda a todas as mulheres e reconhece a atuação ímpar na construção de um tempo e espaço mais justos. Às nossas professoras e técnicas que se dedicam intensamente à educação brasileira, e às nossas estudantes que por meio desta educação se transformam e, portanto, segundo a visão de Paulo Freire, transformam o mundo, um forte abraço e agradecimento por fazerem a diferença onde estão e impactarem a vida de tantas pessoas.

“O presente não é um passado em potência, ele é o momento da escolha e da ação” – Simone de Beauvoir.

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG