Card - 4ª Edição da Cerimônia da Passagem da Lâmpada

Realizada a 4ª edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada

Atualizada em 06/05/22 11:05.

Evento simbolizou a transição para conclusão da graduação entre as turmas 51 e 52 do curso de enfermagem

Foto 01 - 4ª Edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada Foto 02 - 4ª Edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada Foto 03 - 4ª Edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada

Na noite de ontem (05/05) foi realizada no Teatro Asklépios da Faculdade de Medicina da UFG a 4ª edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada. O evento que marcou a transição entre as turmas 51 e 52 do curso de enfermagem da FEN foi organizado pela quinquagésima segunda turma da graduação. Durante a solenidade os egressos do ano de 2022 (turma 51) fizeram a passagem da lâmpada para os estudantes que irão se graduar no ano seguinte (turma 52) e que iniciarão os estágios supervisionados, fase final da formação. O momento significa passar a responsabilidade para o futuro enfermeiro(a), lembrando-o de sempre manter acesa a chama do conhecimento e do cuidar para com a sociedade e junto ao seu paciente. A lâmpada é o símbolo da enfermagem em homenagem à precursora da profissão, Florence Nightingale. 

Na cerimônia a pró-reitora de extensão e cultura profª. Luana Cássia Miranda ressaltou a importância de celebrar o momento e lembrou que para que os estudantes chegassem a ocasião em questão foi necessário um trabalho que envolvesse toda a Universidade Federal de Goiás. "Quando a gente entra na Universidade não é só a vida de cada um aqui que muda, a gente muda as nossas famílias, nós mudamos os nossos contextos e tudo isso de uma forma extremamente responsável. Essa Universidade envolve aproximadamente 40 mil pessoas entre alunos, servidores e docentes que trabalham diuturnamente para oferecer o melhor que existe no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão". a pró-reitora lembrou ao presentes que participar do evento sem o uso de máscara foi resultado de um ótimo trabalho realizado pela UFG. "A universidade cumpriu com louvor o seu papel, tanto dos estudos e estamos todos vacinados, quanto de todas as condutas e dentro destas o papel dessa profissão". E comentou sobre o encerramento de um primeiro ciclo representado pela cerimônia. "Aqui encerra-se o primeiro ciclo da carreira, a gente continua com o lato sensu, diversos de vocês serão mestres outros doutores, outros ocuparam cargos que nem imaginam no momento em que estamos". 

A pró-reitora adjunta de graduação profª. Heliny Carneiro Cunha Neves falou sobre a formação dos estudantes ao longo dos anos que precederam o evento e como se sente gratificada. "Foi acontecendo ao longo desse período, desenvolvendo habilidades, conhecimentos, foram adquirindo essa troca de experiência no cenário de prática. A relação professor aluno, a relação entre docentes também foi crescendo cada dia mais. Eu tenho certeza, eu me sinto muito feliz e tranquila da formação que foi dada para vocês e dos enfermeiros que estão iniciando no mercado de trabalho e que já iniciaram". 

Foto 04 - 4ª Edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada Foto 05 - 4ª Edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada Foto 05 - 4ª Edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada

A professora Natália Del Angelo Aredes diretora em exercício da Faculdade de Enfermagem comentou sobre a relevância do evento e tudo que ele representa. "Esse evento é muito importante, embora tenha começado a pouco tempo, ele é muito celebrado em outras universidades e na UFG já fazia parte de outros momentos. Ele fala de continuidade, fala de compromisso. A continuidade do legado da enfermagem de fazer a diferença na vida das pessoas por onde a gente passa, de advogar pelos nossos pacientes e suas famílias, de levarmos luz. Essa luz é nosso cuidado, nosso compromisso com a vida, com a ciência e com a saúde." A professora falou também da força que a enfermagem teve durante a pandemia. "A enfermagem se mostrou ainda mais forte durante a pandemia, deixando claro ao mundo sua importância e compromisso com a saúde pública, com a ciência e com a sociedade." Complementando a fala, lembrou aos presentes a aprovação do PL 2564/2020. "Ontem a enfermagem foi reconhecida pela Câmara dos Deputados em Brasília. Eu quero parabenizar todos os enfermeiros e entidades que incansavelmente lutaram. Essa luta não finaliza, nós precisamos continuar nos engajando politicamente para conquistar o espaço que é merecido desta profissão tão nobre." 

A coordenadora de graduação da FEN profª. Karina Siqueira falou sobre o simbolismo representado pela lâmpada para os estudantes que estão concluindo a graduação. "Ela simboliza a ciência da enfermagem. Florence Nightingale trouxe essa força para enfermagem, essa representatividade enquanto cientista, enquanto a primeira cientista enfermeira. Então, estamos aqui hoje para honrar esse lugar que nos ocupamos e eu tenho certeza que vocês vão continuar honrando a Faculdade de Enfermagem por onde passarem". Ao falar aos discentes da turma 52, a professora lembrou do ingresso dos mesmos na FEN no ano de 2018 e fez um contraste do início das aulas e o período de pandemia e se emocionou durante a fala ao comentar sobre as atividades realizadas pelas duas turmas. "Eu sei o quanto foi difícil para quem está na turma 51 e também na 52, porque em muitos momentos faltou a esperança, a perspectiva, ninguém sabia o que ia acontecer. Então, é um momento muito simbólico esse aqui mesmo, é um momento de quem está na turma 51 comemorar, porque 17 de maio é a formatura no Centro de Eventos e também da turma 52 comemorar, porque estão iniciando no dia 25 de maio, os estágios supervisionados que é o último ano do curso. Vocês são vencedores por estarem nesse lugar e nós estamos juntos com vocês". 

Carmen Serrano, que é estudante da turma 52 comentou sobre a emoção em participar da cerimônia. "Essa é uma noite muito importante, estou muito emocionada. A Cerimônia de Passagem da Lâmpada representa o encerramento das aulas teóricas e o início dos estágios supervisionados. Estou muito contente em poder participar deste momento tão especial e partindo já para o fim da minha graduação." Vanessa Cindy Lima, que também é estudante da turma 52 e membro da comissão organizadora falou sobre sua participação.  "É com muita alegria que estamos integrando aqui hoje este momento que irá ficar para história dos alunos. Gostaria de agradecer o apoio e contribuição dos docentes da Faculdade de Enfermagem, pois sem eles esse evento não seria possível e também aos demais membros da comissão organizadora."

Foto 07 - 4ª Edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada  Foto 09 - 4ª Edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada Foto 08 -  4ª Edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada

Fizeram parte da mesa diretiva a pró-reitora de extensão e cultura, profª. Luana Cássia Miranda; a pró-reitora adjunta de graduação, profª. Heliny Carneiro Cunha Neves; a diretora em exercício da Faculdade de Enfermagem, profª. Natália Del Angelo Aredes; a coordenadora de graduação da FEN, profª. Karina Siqueira; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Goiás (ABEn-GO), Marta Valéria Calatayud Carvalho; e, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), Edna de Souza Batista. Também estiveram presentes na cerimônia docentes da Faculdade de Enfermagem, discentes de outras turmas do curso de enfermagem, familiares e amigos dos estudantes das turmas 51 e 52. 

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias