Card - Liga Doa no Sesc

Acadêmicas de enfermagem e integrantes da Liga Doa Goiás palestraram sobre a doação de órgãos em evento promovido pelo Sesc GO

Atualizada em 10/06/22 17:00.

Ocorreu na noite da última quarta-feira (08/06), no Sesc Centro

Foto 01 - Liga Doa no Sesc  Foto 02 - Liga Doa no Sesc  Foto 03 - Liga Doa no Sesc

Foto 1: Professoras Karina e Regiane / Foto 2: Acadêmicas Beatriz e Isabela

"Doação de órgãos: um ato de amor". As acadêmicas do curso de enfermagem da FEN, Beatriz Souza Lima e Isabela Lopes Moreira, palestraram na noite da última quarta-feira (08/06) no evento de educação em saúde oferecido pelo Sesc Goiás à comunidade geral. Durante a palestra foram informados a sequência do processo de doação de órgãos e transplantes e um aprofundamento do conceito de morte encefálica, a fim de trabalhar a compreensão do tema. Foi realizado também um apelo ao público em prol da doação de órgãos.

Beatriz, estudante do 9º período, uma das fundadoras e atual diretora de pesquisa da Liga Doa Goiás, comentou sobre a relevância do assunto e reforçou a importância da doação de órgãos. "A palestra foi um momento ímpar para falar sobre doação de órgãos: um ato de amor e empatia ao próximo. Nela reforçamos que para diminuir a lista de espera de transplante é necessário que a população esteja bem esclarecida e os profissionais de saúde bem preparados para lidar com esse assunto." Beatriz também falou sobre a atividade durante a pandemia da Covid-19. "Durante a pandemia, os números de doações e captações de órgãos reduziram significativamente e portanto fazem-se esforços para o aumento destes." Por fim, abordou o conteúdo apresentado e ressaltou o trabalho realizado pela Liga Doa Goiás. "O conteúdo ministrado na palestra permeou pelo diagnóstico de morte encefálica, manejo de potencial doador, entrevista familiar, captação de órgãos e o mais importante de todos: como ser um doador. Por isso é importante conversar com a família e manifestar esse desejo de ajudar alguém que espera por um órgão. Sendo assim, o trabalho da Liga Doa Goiás nesta palestra foi direcionado para o esclarecimento da população em geral, embasado no ensino, na pesquisa e na extensão, para que os ouvintes fossem sensibilizados pela causa e se tornassem multiplicadores de conhecimento."

Isabela, estudante do 7º período, comentou sobre como ocorreu a proposta para realização da palestra. "Bem, nós temos uma ligante chamada Selena Lucena que levou nossa proposta de palestras e conscientização para o Sesc Goiás e logo eles entraram em contato expressando o desejo de firmar essa parceria para palestras." Isabela também falou sobre o conteúdo apresentado. "A palestra objetivou humanizar esse processo tão doloroso, tirar dúvidas e novamente fazer um apelo público por doadores."

A professora da Faculdade de Enfermagem e vice-coordenadora da Liga Doa Goiás, profª. Regiane Aparecida dos Santos Soares Barreto, comentou sobre sua participação e o tema da palestra. "Foi e é sempre gratificante trabalhar nessas atividades de extensão à comunidade, dando informações pertinentes e acertadas sobre o tema de doação de órgãos que é polêmico e cheio de tabus. A Liga Doa Goiás está sempre fazendo atividades como essa para disseminar conhecimento e sensibilizar a população."

Também esteve presente a professora da FEN e coordenadora da Liga Doa Goiás, profª. Karina Suzuki, que em conjunto com a profª Regiane, acompanharam as discentes palestrantes.

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG