Card CONPEEX 2022

Com a presença de projetos da Faculdade de Enfermagem, espaço voltado para saúde realizou atendimentos durante o Conpeex 2022

Atualizada em 30/11/22 12:02.

Ensino, pesquisa e extensão foram destaque no evento

Foto CONPEEX 2022- 1    Foto CONPEEX 2022- 8 Foto CONPEEX 2022- 7

O 19º Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão (CONPEEX), evento organizado pela PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) da UFG, aconteceu nos dias 22 a 25 de novembro, no Campus Samambaia. Com o tema deste ano focado nos 200 anos da Independência do Brasil, ocorreram atividades culturais, com apresentações artísticas, divulgação de trabalhos científicos por estudantes de graduação e pós-graduação e professores, cursos, palestras e conferências. Alguns estandes foram montados para divulgar e realizar ações desenvolvidas no âmbito da universidade, dentre esses o estande Saúde, que neste ano ampliou a oferta de ações para a população interna e externa da UFG.

No Espaço Saúde, professores, enfermeiros do corpo técnico e estudantes da FEN promoveram ações de educação em saúde para o público do evento; testagem e orientações relacionadas a infecções transmissíveis; aplicação de vacinas do calendário adulto, incluindo COVID-19 e influenza; e realizaram intervenções de auriculoterapia por meio da equipe do ambulatório de PICs.

Segundo a vice-diretora da FEN, profª Natalia Del Angelo Aredes: "O CONPEEX é um evento importantíssimo, integra estudantes, professores e técnicos-administrativos, o que fortalece o tripé ensino, pesquisa e extensão ao concretizar a divulgação da ciência, da cultura e da inovação produzida na universidade pública."

O Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) colaborou com a oferta de uma prática que compõem o rol da medicina tradicional chinesa, conhecida como auriculoterapia, este momento foi importante para divulgar o trabalho do Ambulatório, que vem se desenvolvendo desde 2018 na FEN, bem como, colaborar com a melhora da qualidade de vida, alivio de dores, diminuição de sintomas de ansiedade, melhoria da qualidade do sono e até mesmo para conhecer a técnica.

Foram realizados 337 atendimentos por terapeutas voluntários do Ambulatório de PIC, durante todos os dias do evento. Ademias, a realização possibilitou a divulgação de todas as ações de extensão que foram realizadas pelo grupo no ano de 2022, no total foram seis pôster apresentados por alunos do Programa Bolsa de Extensão e Cultura (PROBEC) e Programa de Voluntariado de Extensão e Cultura (PROVEC).

Segundo a vice-coordenadora do Ambulatório de PIC da FEN/UFG, profª Michele Dias da Silva Oliveira: "Acreditamos que nas próximas edições deste evento o Ambulatório deverá continuar a realizar suas ações."

Foto CONPEEX 2022- 2 Foto CONPEEX 2022- 6 Foto CONPEEX 2022- 9  Foto CONPEEX 2022- 5

A Sala de Vacinas também esteve presente no estande Saúde, comemorando seu aniversário de 1 ano, com o objetivo de realizar a vacinação oferecendo as vacinas de campanha (COVID-19 e Influenza) e vacinas de rotina do adulto, para toda a sociedade e comunidade UFG. A ação iniciava todos os dias, antes mesmo do horário do evento, com o preparo e organização dos insumos (seringas, agulhas, algodão, caixas, lixos, estoque de gelox, planilhas, impressos, entre outros), por toda a equipe da sala de vacinas, no prédio da FEN/UFG. Para que o atendimento fosse ágil e de qualidade.

Foi possível avaliar cartões de vacinas, esclarecer dúvidas, cadastrar os usuários no Sistema de Informação de Programa Nacional de Imunização e atualizar a situação vacinal de diversas pessoas, que estavam em atraso. Na ação foram administradas 500 doses contra COVID-19, influenza e vacinas de rotina do adulto, sendo que a maioria dos participantes eram jovens adultos, estudantes do diversos cursos da UFG, que estavam com a situação vacinal em atraso.

Segundo depoimento da profª Juliana de Oliveira Roque e Lima, coordenadora da Sala de Vacinas: "O evento nos mostrou a importância de oportunizar a vacinação para a população, para além das sala de vacinas, pois os atrasos vacinais acontecem devido a falta de tempo com as demandas do dia a dia para se deslocar até uma unidade de saúde."

Foto CONPEEX 2022- 4   Foto CONPEEX 2022- 10 Foto CONPEEX 2022- 3

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG