Início Atual Expediente Instruções aos autores Sistema de submissão
 

Editorial

 
Medeiros M. Editorial. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2007;9(3):571-571. Available from: URL: http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n3/v9n3a01.htm
 

Editorial

 

 

Marcelo MedeirosI

IDoutor em Enfermagem. Editor da Revista Eletrônica de Enfermagem. Professor Associado da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO. Email: marcelo@fen.ufg.br


 

 

O encerramento de mais um ano de trabalho e do lançamento do último número do ano da Revista Eletrônica de Enfermagem (REE) é momento de reflexão e de balanço sobre nossas conquistas e dos desafios que continuam na nossa meta.

O número 3 do volume 9, que ora apresentamos mostra o importante avanço da REE, que conta com a contribuição de pesquisadores de 3 continentes. Além da ampla participação de pesquisadores de todo o Brasil, que representa a América Latina, contamos nesse número com contribuições de pesquisadores da Europa (Portugal), Ásia (Turquia) e América do Norte (Estados Unidos). Esse fato demonstra a visibilidade da revista no exterior e sua importância como periódico aberto de acesso livre, confirmando, assim, a força da comunicação on line além do reconhecimento por sua confiança no trabalho que vimos desenvolvendo. No entanto, ao mesmo tempo em que esse fator sinaliza avanço também aponta o grande desafio de manter comunicação clara e eficiente com nossos leitores e autores.

Outra conquista que reafirma o empenho da equipe da REE é a apresentação de mais um número na BVS Enfermagem, do v.8 n.2, disponível no site http://www.portalbvsenf.eerp.usp.br/scielo.php, além de investimentos para a permanente a alimentação do site. Nesse sentido, a REE cumpre seu compromisso com o Portal e com a comunidade científica. O desafio nesse sentido é garantir a qualificação dos profissionais da equipe para manter a padronização e preparo dos manuscritos para as plataformas do Portal.

A classificação da REE como periódico Internacional C no Qualis CAPES trouxe o desafio de uma grande demanda à revista no ano de 2007, iniciada ainda no segundo semestre de 2006. Sem dúvida alguma, esse processo traz ainda mais responsabilidades, mas certamente, contribui para a melhoria da qualidade do periódico que pode contar com a demanda de artigos de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação de todo o país, o que muito fortalece e ajuda a dar visibilidade à produção nacional. O grande desafio aqui é dar fluidez à demanda e, nesse sentido, aproveitamos para agradecer o trabalho comprometido dos Consultores ad hoc e do Conselho Editorial da Revista na árdua tarefa de análise e qualificação dos artigos submetidos.

Nesse momento também é importante, mais uma vez, agradecer aos pesquisadores que demandam seus trabalhos para a REE, quer sejam de âmbito nacional ou internacional, sem os quais não teríamos obtido o êxito até aqui. Também é momento de reafirmar nosso compromisso para 2008 de continuar crescendo com a colaboração de todos, lançando a partir do volume 10, 4 números ao ano, e atendendo a todos com a maior eficiência que buscamos.

 
Licença Creative Commons A Revista Eletrônica de Enfermagem está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Faculdade de Enfermagem / Universidade Federal de Goiás - Rua 227, Qd. 68, Setor Leste Universitário - Goiânia, GO, Brasil.
CEP: 74605-080 - Telefone: +55 62 3209-6280 Ramal 218 - E-mail: revfen@gmail.com.